top of page

Projeto Irmão

2019/01

Projeto Irmão 2019/01

A atividade intitulada como “ Projeto Irmão “ procura correlacionar dois dos três pilares seguidos pelo grupo PET: Extensão e Ensino. 
 
O objetivo do projeto é amparar os alunos ingressantes no curso de Engenharia Civil da faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS – UNESP). A atividade promove a integração entre os alunos do curso de Engenharia Civil, bem como diminui o número de evasão de alunos no primeiro semestre e a ocorrência do trote. Neste ano, houve ainda a parceria com o PET Engenharia Elétrica e PET Engenharia Mecânica, para que houvesse uma maior integração entre os calouros. 
 
Nas primeiras semanas de aula foi realizada uma apresentação do grupo PET para os calouros, na qual esclarecemos algumas dúvidas inicias sobre a faculdade e explicamos sobre o funcionamento do projeto. Após a apresentação cada calouro recebe um capacete branco, fornecido pelo PET. O capacete é visto como o símbolo da Engenharia Civil e é entregue como um presente pela aprovação no vestibular. É sugerido que os calouros utilizem o capacete durante todo o primeiro semestre, para que sejam reconhecidos na faculdade e na cidade como novos estudantes.
 
Ainda nas primeiras semanas de aula, é realizado o “Campos Tour”. Nessa atividade os calouros são levados para conhecer todos os laboratórios do curso de Engenharia Civil da UNESP de Ilha Solteira. Os técnicos dos laboratórios são contatados pelo grupo PET para explicarem sobre o funcionamento geral do ambiente para os alunos.
 
No primeiro semestre de 2019, ainda foi realizado o jantar de “apadrinhamento”, para que os ingressantes do curso tivessem um primeiro contato com os colegas de graduação e que recebessem um auxílio de um aluno mais velho. O evento aconteceu em uma república estudantil de Ilha Solteira e contou com a presença dos outros PET Unesp, Mecânica e Elétrica. A atividade funcionou da seguinte forma: tanto os veteranos quanto os ingressantes eram instruídos a interagirem a fim de encontrar uma dupla com quem tenham afinidade. Quando alcançado tal objetivo, um dos dois poderia convidar o outro para ser seu padrinho ou afilhado. Além disso, todos eram instruídos a tirar fotos e trocar contatos a fim de estreitarem melhor o laço entre si.
 
Outra atividade feita pelo PET foi o “Curso de calculadora e relatório”.  O objetivo do curso de calculadora científica é preparar os ingressantes para uma ferramenta que será constantemente utilizada durante o curso dos mesmos. O curso de relatório técnico, por sua vez, tem objetivo semelhante, pois visa introduzir aos alunos conceitos e normas importantes para a realização de relatórios.
 
No dia 30/03, os grupos PET promoveram um “Piquenique” com os calouros e veteranos, para que eles pudessem se distrair um pouco dos estudos e praticar algumas atividades físicas, além de poderem interagir com pessoas de vários cursos. O piquenique ocorreu na Cidade da Criança de Ilha Solteira. No parque é realizada uma gincana com pontuação para cada atividade, na qual a dupla de padrinho/madrinha e afilhado/a vencedora ganha uma premiação. Em 2019, as atividades foram: quiz (intitulada “Água na cara”), guerra de bexiga com água e queimada.
 
Também no primeiro semestre de 2019, o PET desenvolveu a “Atividade Solidária”. A atividade contou apenas com a organização dos membros do grupo em conjunto com os voluntários da Casa de Repouso Centro Dia de Ilha Solteira para realização de um bingo com o intuito de propor uma tarde agradável para os idosos lá presentes. Inicialmente foi feita uma apresentação do grupo PET para os presentes e logo já foi iniciado o bingo. Os ganhadores eram premiados com brindes arrecadados pelo grupo junto com a graduação, sendo todos por meio de doação. A atividade contou com muita animação, alegria e um convite para que o grupo voltasse em breve. 
 
A última atividade do Projeto Irmão realizada pelo grupo foi uma dinâmica cultural chamada “Voice PET”. Nessa dinâmica o grupo se juntou com os calouros e padrinhos participantes do projeto no qual se reunirão em um restaurante da cidade de Ilha Solteira para marcar o final do projeto em uma confraternização. 

Esta é uma das principais atividade culturais executada pelo grupo, no qual teve como tema o Karaokê. Foi liberado um formulário de inscrição para todos os graduandos que se interessavam em participar da atividade, no qual eles também puderam colocar as músicas que desejariam cantar no dia. O evento contou com mais de 30 presentes. Além das músicas cantadas tanto por estudantes quanto por membros da comunidade de Ilha Solteira, foram entregues certificados de participação do Projeto Irmão para os calouros e padrinhos que mais compareceram às atividades desenvolvidas. 

Galerias de Fotos

Campus Tour:

Caça ao Irmão (Jantar de Apadrinhamento):

Jantar de Apadrinhamento

Cursos de Relatório:

Curso de Relatório

Cursos de Calculadora Científica:

Curso de Calculadora Científica

Piquenique:

Atividade Solidária - Centro Dia:

Voice PET:

bottom of page